domingo, 20 de dezembro de 2009

Capa Anterior - esclarecimentos


- capa anterior do blog -




livro impresso—

– Capa: foto atribuída a José Theodoro de Souza, o filho José Theodoro de Souza Junior 
com uma das mãos sobre o ombro do pai e mais dois amigos, digitalizada de 'cópia impressa extraída de antigos documentos, do Museu Municipal de Paraguaçu Paulista - SP, com a inscrição/sigla Z.J - identificação do historiador Zeca Jorge (José Jorge Junior)', sendo a foto utilizada na obra Memórias do Legislativo Paraguaçuense, 2006 páginas 14, autoria de Luiz Carlos de Barros.

-retirada da capa-
— "Nostra Culpa" —
A foto atribuída a José Theodoro de Souza é, em verdade, do norte-americano William H Brewer.
A foto teria chegado à Paraguaçu Paulista por um empresário – ramo de veículos, em viagem aos Estados Unidos, e entregue a um amigo que cuidava do patrimônio cultural daquele município, sendo parte dos seus arquivos localizados no Museu Municipal, após sua morte.
Décadas depois cópia da foto serviu para ilustrar um livro comemorativo do legislativo local, ganhou destaques até entre descendentes de José Theodoro de Souza, como sendo o próprio, e, com autorização, ela ilustrou nosso livro Razias, como foto atribuída ao pioneiro-mor.
As pesquisas nunca cessam, informações sempre chegam - agradecemos, e, agora recente, constatado o erro, portanto, justo registrarmos nossas desculpas, em nome da honestidade e transparência que tanto prezamos em nossos estudos historiográficos.
Celso e Junko Sato Prado - 01/09/2022